Luto

Morre Moacir Jardim, decano da Medicina da UCPel

Primeiro professor e coordenador do curso, médico mineiro que adotou Pelotas como lar estava internado há três semanas

Foto: Leandro Lopes/divulgação - Jardim foi pioneiro no curso de Medicina da UCPel

A comunidade pelotense perdeu na madrugada de sábado (22) o médico Moacir Vitorino Jardim, um dos fundadores do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um dos mais tradicionais do Estado. Aos 89 anos, ele estava internado há três semanas na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, onde recebia tratamento devido a complicações cardíacas e pulmonares.

Natural de Minas Gerais e com formação na capital Belo Horizonte, Jardim mudou-se para Pelotas no começo dos anos 1960 a convite de Dom Antônio Zattera, desistindo da ideia inicial de dar continuidade à carreira médica na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. Na Zona Sul do Estado, teve papel fundamental no desenvolvimento e consolidação da Faculdade de Medicina da UCPel, ao lado de Zattera e de Franklin Olivé Leite. Foi o responsável pelo programa pedagógico do curso e também o primeiro professor e coordenador. Tornou-se, ainda, o primeiro diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Responsável pela formação de centenas de médicos, lecionou durante 50 anos e declarava ter sido conquistado pela cidade de Pelotas. Recentemente, em evento comemorativo aos 60 anos da Medicina da UCPel, ressaltou o orgulho da jornada. "Sinto uma paz de espírito. Sensação de dever cumprido."

Homenagens

Reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior lamentou a morte do decano da Medicina da universidade, o qual classificou como alguém que deixou um grande legado também para a Medicina gaúcha. "Jardim foi um exemplo da docência sempre incansável, em busca da melhor formação aos seus alunos."

Ex-aluno do médico e atual coordenador do curso, Cayo Lopes ressaltou a trajetória de Jardim como um exemplo. "Cada novo professor que eu recebo, cada aluno ingressante que eu tenho contato, eu sigo o exemplo dele. É um legado eterno", resumiu.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 42 milhões Anterior

Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 42 milhões

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical Próximo

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical

Deixe seu comentário